segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ganhando espaço no armário

Nem todo armário é perfeito pras nossas necessidades. Eu tenho um monte deles aqui em casa (rs) Mas a gente pode dar uma mãozinha pra melhorar a situação. 



Na minha cozinha, por exemplo, os armários não têm divisória. E eu precisava delas!! 



Foi então que eu descobri essa 'mesinha' aí de cima. Comprei na C&C. Paguei uns R$ 25 cada peça. 



Em cima eu coloquei as coisinhas menores, como temperos. Embaixo eu coloquei o que uso menos e pode ficar escondidinho. E como a tal da mesinha ocupa apenas metade do armário, ainda me sobrou espaço para as garrafas, caixas de cereal e tudo o que é mais altinho. 



Assim tudo fica organizado, no seu devido lugar!!! Essa mesma tática pode ser usada no armário do banheiro ou no closet. Ou ainda para organizar xícaras e afins. Ela pode também ser colocada em cima de uma bancada. Vai da imaginação (e necessidade) de cada um. 
Ah, existem também as 'mesinhas' de canto.
Mas você pode improvisar sua própria divisória. Que tal usar uma bandeja com pé ou uma caixa ou um cesto de ponta cabeça??? 
Mãos à obra!!! 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Cestas na organização

Você tem dificuldades em organizar armários, cozinha, banheiro ou closet? Então, que tal lançar mão das cestas nessa organização? 



Nas gavetas você pode usar as cestas pequenas para evitar que os objetos pequenos fiquem rolando pra lá e pra cá. Além disso você pode agregar objetos próximos. Maquiagem com maquiagem, higiene com higiene e assim por diante. 



As cestas também servem para separar escovas de cabelo das de dente (rs). Eu, por exemplo, tenho um gavetão em um dos armários do banheiro e comprei quatro cestas para esse fim. Fica tudo separadinho e organizado. 



As cestas também são super úteis para aqueles locais onde a gente não tem armário. Acontecia isso no meu lavabo. Eu não tinha onde colocar uma toalha ou um rolo de papel higiênico extras. Comprei uma cesta mais bonitinha e voilà! Tudo à mão e organizado! 




Na área de serviço as cestas mais altas podem ser usadas para organizar os produtos de limpeza e ainda dão uma bossa toda especial à lavanderia. 




No quarto das crianças as cestinhas coloridas podem ficar em um cantinho especial para as crianças irem colocando aqueles brinquedinhos miúdos ou tudo o que deu preguiça de guardar (rs)
Essas cestinhas bonitinhas também podem ir para o nosso closet para guardar meias, presilhas, lenços, cintos, perfumes e tudo mais o que a imaginação mandar!! 
E aí, que tal??




Obs: Nesse post aqui falei sobre as bandejas na organização de casa. Dá só uma olhadinha! 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Tirando seus filhos de casa / OMO


         Quem quando criança não ouviu um, "Se não entrar em casa agora, vai ficar de castigo"? Hoje em dia, se ouve completamente o contrario, "Se não sair de casa agora, vai ficar de castigo”.  A luta dos pais para tirar os filhos da frente do computador ou da televisão é diária. Os filhos da tecnologia são abençoados, claro, quando os pais precisam de um tempo para outras atividades eles empurram os filhos para os dispositivos eletrônicos.

Mas pais ocupados significam filhos estagnados? Na verdade não, pois quando têm tempo, e tentam tirá-los de dentro de casa, o esforço é Herculano.  E não somente porque há falta de espaços públicos de qualidade para a prática de atividades recreativas, mas ao pouco interesse que os pequenos demonstram para fazê-lo. O vídeo game, a TV e o computador lhes oferecem mundos bem mais interessantes.
Mas você sabia que as brincadeiras para crianças fazem parte do desenvolvimento social, biológico e cognitivo do seu filho? O tempo dispensado estático, sem movimento, ou com movimentos repetitivos das mãos enquanto manuseiam os controles dos jogos não é o suficiente. De acordo com o psicomotricista Esteban Levin, “O contato direto com os objetos e a interação com o outro promovem brincadeiras que geram curiosidade, inquietação, necessidade de movimentar-se e, no final, um aprendizado mais efetivo.”.
Ou seja, as crianças precisam de uma interação maior, não só com outras crianças, mas com o mundo, de uma maneira geral. A partilha de informação social faz parte também papel fundamental no amadurecimento psicossocial das crianças. A iniciativa, porém, em primeiro lugar tem que vir dos pais, as crianças não vão decidir sozinhas o que fazer ou quando sair da frente do computador. 
Que tal uma mudança? Num dia qualquer ou no final de semana, você pedir ajuda ao seu filho para cuidar do cachorro da família ou lavar o carro? Melhor ainda, leve seu filho ao parque ou a praia, a ou tantos outros lugares de sonho que existem no Brasil. Utilize o que você tem a mão, como um saco de supermercado e linha de costura e faça uma pipa (raia, pandorga, papagaio, etc.) mesmo da varanda do apartamento, com a sua supervisão, ele estará se divertindo.
A interação dos pais com as crianças é fundamental para demonstrar não somente que você se importa, mas para incutir valores familiares nos seus filhos. Com um pouquinho de esforço, você chega lá. Boa sorte!



domingo, 15 de setembro de 2013

Primavera!!!

Aqui em casa já é Primavera!!! 
Veja que linda está minha orquídea: 


E reparou como ainda tem botões para abrir??? 



Ok, ok, a Primavera ainda não chegou, mas se você reparar bem, vai perceber que as plantas e, principalmente, as flores já se preparam para brilhar na estação mais bonita do ano. 
Comemore a vida!!!! Primavera seja muito bem vinda!!!

CURIOSIDADE: A Primavera no Hemisfério Sul tem início no "equinócio" de setembroque significa "noites iguais", ocasião em que o dia e a noite duram o mesmo tempo, ou seja, têm igualmente 12 horas de duração.  
As datas dos equinócios variam de um ano para o outro, devido aos anos trópicos (o período entre dois equinócios de março) não terem exatamente 365 dias, fazendo com que a hora precisa do equinócio varie ao longo de um período de dezoito horas. Este ano (2013) a Primavera começa às 17h44 do dia 22/09 e segue até as 14h11 do dia 21 /12. 

!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Vacina contra Catapora

A vacina contra a catapora - também conhecida como varicela - já faz parte do calendário básico do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso quer dizer que todos os postos de saúde do país devem oferecer a imunização contra a doença, que é feita através da vacina tetra viral – uma versão atualizada da tríplice viral – que imuniza, em uma só injeção, contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora. 


A vacina deve ser aplicada em duas doses: a primeira, quando a criança tem 12 meses, e a segunda, aos quatro anos de idade. 
*Apesar de ser uma doença relativamente comum na infância e que evolui sem conseqüências sérias, a catapora não está isenta de complicações. “São complicações pela doença em si ou através de infecções secundárias. As lesões da pele servem de porta de entrada para  infecções, por exemplo. E a diminuição da resistência da criança abre a possibilidade de infecções oportunistas”, explica o pediatra Rui Otanari. 
A única forma de prevenção da catapora é a imunização através da vacina que propicia de 70% a 90% de proteção contra a infecção e de 95% a 98% de proteção contra as formas mais graves.
Segundo o Ministério da Saúde, quase onze mil pessoas são internadas por ano pela varicela e mais de 160 pessoas morrem em decorrência da doença. E a época de maior incidência da doença é exatamente entre agosto e novembro.
Com a inclusão da vacina no SUS, o Ministério da Saúde estima uma redução de 80% das hospitalizações por catapora. “A introdução dessa vacina na saúde pública é muito bem vinda já que evita as complicações e até sequelas permanentes”, comemora Otanari.



*Essa reportagem foi feita por mim para o Jornal de Jundiaí, onde trabalho. Retirei os trechos mais relevantes para colocar no blog.