E apesar de parecer simples cozinhar o macarrão nosso de cada dia há alguns macetes que ajudam a deixar o macarrão soltinho e saboroso.
Para cozinhar cada 100g de macarrão é preciso 1 litro de água.
A quantidade certa de água impede que a massa grude.
O macarrão é um produto sem qualquer tipo de tempero, então é bom colocar um pouco de sal na água. Mas só acrescente o sal depois que a água ferver senão demora mais para ela entrar em ebulição! E, ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso colocar óleo ou azeite na água para cozinhar qualquer tipo de massa. Como eu já falei, o que vai fazer com que ela não grude é a quantidade de água. Além disso, o óleo vai fazer com que, depois de pronta, a massa não incorpore ao molho.
O tempo de cozimento da massa vai depender do tipo do macarrão. Na embalagem do produto sempre há indicação do tempo de preparo.
Mas é sempre bom ficar de olho para não deixar passar do ponto. E mexer de vez em quando também ajuda o macarrão a não grudar.
Depois de escorrer a massa você pode dissolver um pouco de margarina nela, principalmente se for incorporar o molho depois.
A qualidade da massa influencia e muito no resultado final.
Existem, basicamente, dois tipos de macarrão. O feito apenas com farinha de trigo e ovos, mais mole e delicado. E o produzido com 50% farinha de trigo, 50% semolina e ovos, mais seco e mais firme, também conhecido como grano duro. Aí é questão de gosto!
Calcule sempre 100g de massa crua por pessoa. O macarrão sempre duplica de peso depois de cozido.
Já em relação ao molho. Bem, aí é ao gosto de cada um. Basta usar a imaginação....
Boa dica, eu nunca acerto o ponto, por isso faço sempre na pressão ou direto no forno rsrsrs.
ResponderExcluirSobre a Hipo, é chato mas se não tratar pode chegar a ponto de diabetes, não sou 100% regrada, mas procuro abusar só no final de semana msm!!
Bjusss e se cuida!!!
Talita, eu tentei fazer macarrão na panela de pressão uma única vez e não prestou...rs. Coloca no seu blog a dica...kkkkk
ResponderExcluirBeijossssss