Dia desses a caixa do supermercado me perguntou para que servia o alho poró. Em poucos instantes dei uma série de utilidades para a hortaliça! kkkk
Depois fiquei pensando que, da mesma forma que ela desconhecia o uso, isso devia acontecer com muito mais gente. E resolvi falar sobre o assunto aqui no blog. Se você também não sabe o que fazer com o alho poró, este post é para você!
O alho poró é um
vegetal da mesma família das cebolas e dos alhos, mas com cheiro e sabor bem mais suaves.
Outra virtude do alho poró é que ele é pobre em caloria e sódio e rico em potássio - o que o torna um excelente diurético. O alho poró possui ainda vários outros nutrientes, vitaminas e minerais, como vitaminas A, C e do complexo B, ferro, fósforo, cálcio e uma substância funcional chamada alicina que tem ação anti-inflamatória e colabora com o bom trabalho do sistema imunológico. Bom né?
A parte branca do alho poró, que é cortada assim em rodelas, é consumida em diversas variações, como recheios para pizzas e quiches, em risoto, patê, salada e até em preparações mais simples, como tempero no arroz e feijão de todo dia. Aí é só dar uma picadinha, como a gente faz com a cebola e o alho. Garanto que você vai se surpreender positivamente com o gosto para seus pratos!
Já a parte verde pode ser usada como tempero de sopas, carnes, legumes e verduras. Ou seja, dá para usar a hortaliça todinha, sem desperdícios!
Na hora de comprar o alho poró dê preferência aos mais brancos, com a parte superior das folhas bem verdes e frescas. E bom proveito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário