segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Descarte de Medicamentos

Quem é que não tem uma farmacinha em casa? Antitérmico, analgésico, pomadinha milagrosa, xarope, colírio...fora os remédios daquela virose do filho...Quando vamos ver a caixa de medicamentos está lotada. 



Mas quando a gente vai ver, muitos dos remédios não nos servem mais. Outros estão vencidos. E então, jogar no lixo? Despejar na privada?
Nãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!
O descarte de medicamentos no lixo comum ou na rede de esgoto pode causar danos ao meio ambiente, contaminar água, solo, trazer riscos aos animais e até mesmo a nós mesmos! 
Por isso, sobras de medicamentos, remédios sem uso ou vencidos devem ser descartados de forma consciente. 
Enquanto a lei de sistema reverso não entra em vigor(lei quem prevê que as empresas fabricantes e distribuidoras devem se responsabilizar pelo recolhimento e destinação adequada dos resíduos como medicamentos e eletrônicos - os mais complicados para o meio ambiente, principalmente) temos de arrumar alternativas para o descarte consciente. 



Em algumas cidades do país existe o programa "Descarte Consciente", promovido por empresas privadas. No site é possível descobrir onde há postos de coleta em todo o país. 
Caso na sua cidade não haja postos de coleta o jeito é apelar ao poder público. Veja na secretaria de saúde da sua cidade onde é possível depositar esses medicamentos de forma correta. E caso não haja um programa no seu município, ajude a criar um. 
No site da Anvisa é possível ter todas as informações sobre o descarte consciente de medicamentos. O planeta agradece!!



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Carnes Congeladas

Eu sou adepta de alimentos congelados. Acho até que já disse isso aqui antes. E já ensinei a congelar vegetais (confira). 
Hoje vou dar dicas para congelar carnes. 


Antes de mais nada, procure comprar a carne fresca e em estabelecimento de confiança. É uma garantia para a saúde de toda a família. Qualquer tipo de carne pode ser congelada crua. 
Nunca lave a carne (a única carne que se lava é a de peixe, na hora de tirar escamas e vísceras). Ao lavar a carne ela pode perder seus sucos e, consequentemente os nutrientes. Além disso, e o mais grave, a água ao invés de limpar a carne pode proliferar bactérias! 
Não tempere a carne antes de congelá-la pois o produto pode endurecer e perder suas características originais. 
Evite congelar grandes quantidades ou peças muito grandes pois o congelamento pode demorar e comprometer a qualidade de parte da carne. O ideal é congelar em porções que você vai usar. Eu, por exemplo, congelo o número de bifes que costumo preparar para a família em dias normais. Ou então no peso que eu acredito ser para o consumo do dia. Então ao comprar grandes quantidades divida em porções menores. Para isso existem sacos à venda no mercado para 3 ou 5 litros (e até outros tamanhos). Basta escolher um que se adeque à sua casa. 


Bifes empanados (de carne ou frango) podem ser congelados tranquilamente. Eu faço isso sempre, aliás. (compro pronto e congelo...rs). Para não grudar uma na outra você pode separá-las com papel filme. 


Almôndegas feitas em casa podem ser congeladas em formas e depois colocadas em sacos plásticos. Desse modo não há risco de amassarem. Para congelar hambúrguer caseiro proceda da mesma forma. Ou então separe-os por papel filme. 


O tempo de congelamento varia de carne para carne. A bovina fresca pode ser mantida congelada por até 12 meses. Frango pode ser mantido por até 9 meses. E carne suína por até 6 meses. Carnes manipuladas, como hambúrguer, almôndegas e empanadas duram até 3 meses no refrigerador. Linguiça, salsicha e bacon podem ficar congelados por até 2 meses. Para que os tempos não se excedam e para que você não esqueça do prazo, coloque etiquetas em casa um dos produtos. Falei da organização através de etiquetas na hora do congelamento aqui.

Para descongelar as carnes o ideal é que o processo seja o mais lento possível, para que não perca o suco, a maciez, as características originais. Para tanto coloque a carne na parte mais baixa da geladeira por cerca de 24 horas. Exceção para empanados, hambúrgueres e almôndegas que podem ser preparados ainda congelados. 
Caso você tenha muita pressa em descongelar - imprevistos acontecem - coloque o pacote sob a água fria. Mas nesse caso fique ciente que pode haver acúmulo de água na carne e ela pode não ficar suculenta como a preparada fresca. 
Com esses truques, dicas e cuidados, você terá sempre carne gostosa para servir para a família!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Quiche fácil e gostosa

Sempre tive problemas com massas. Pão, pizza e afins não são o meu forte. Crescer, abrir e rechear nunca foram meus verbos preferidos. 
Mas descobri, recentemente, uma receita de quiche que é a coisa mais gostosa e fácil do mundo!
Sendo assim, é receita que eu tenho a obrigação de compartilhar no blog. Lápis e papel à mão: 

Para a massa: 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres de margarina ou manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (café) de creme de leite
1 ovo (em temperatura ambiente)
1 colher (chá) de fermento em pó químico
sal a gosto

Coloque a farinha em uma tigela e acrescente a margarina. Com as mãos incorpore um ingrediente ao outro. Depois junte o creme de leite e o ovo e molde a massa com as mãos. Tempere a massa com sal e por último acrescente o fermento. 


A massa ficará assim!

Deixe a massa descansar por cerca de 10 minutos. Depois abra a massa direto na assadeira. O ideal é que seja daquelas com fundo removível que é mais fácil para desinformar.
Importante: unte a forma com margarina e farinha de trigo para evitar que a massa grude!

 Abra a massa com a palma da mão

Com os polegares suba a massa na borda e preencha a forma

 Com um garfo faça furos em volta da borda

E também em toda a base da massa

Esses furos são importantes para não deixar a massa crescer.
Leve ao forno pré aquecido por cerca de 10 minutos. 
Depois coloque o recheio e a gosto e volte a quiche ao forno por cerca de 30 minutos. 


Recheio: 
Você pode fazer recheio do que quiser. Basta acrescentar queijos ralados e creme de leite para dar "liga". 
Pode ralar chuchu, abobrinha, cenoura...fazer de brócolis, linguiça ou apenas de queijos com bacon. 


Essa da foto eu misturei queijo fresco, ricota, parmesão e mussarela (todos ralados), o restante do creme de leite (lembram que só usei uma xícara de café na massa??) e couve-flor aferventada. Temperei com pimenta do reino e cheiro verde. E salpiquei por cima um pouco de bacon fritinho. 
hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
É de comer de joelhos! 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Etiqueta nos congelados


O freezer, ou mesmo o congelador, é uma das grandes invenções da humanidade. Pelo menos pra mim...rs
Mas manter os produtos congelados exige atenção. É preciso se atentar para a data de validade, por exemplo. 
Eu sou daquelas que congela de tudo: pães, frios, carnes e comida pronta. Quando é para facilitar a minha vida....hehe
Quando congelo alguma refeição pronta, compro carne em bandeja ou em quantidade para duas ou mais porções e as coloco em saquinhos para congelamento, etiqueto cada uma das porções com o nome do produto e a data em que ele está sendo congelado. 


As etiquetas são daquelas simples. 



Assim que eu fecho o saquinho, os recipientes plásticos ou de vidro, coloco a etiqueta onde visualizo facilmente,



Uso as etiquetas para identificar também os caldos e águas de vegetais que eu sempre tenho no congelador. (Já falei aqui das minhas águas vitaminadas!)


Quando o produto tem essa etiqueta, com a descrição e a data da compra,  não há necessidade de nova etiqueta. 
Eu procuro consumir os produtos no mesmo mês do congelamento.
Mas cada produto tem um tempo de validade dos produtos congelados, que pode chegar a um ano no caso de algumas carnes, por exemplo. Basta ficar atento! 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Porta Receita

Quando você vai fazer uma receita diferente, de uma revista, de um caderno ou que você imprimiu da internet, onde coloca o papel?  Eu tentava manter a receita de pé, equilibrando sobre algum objeto em cima da pia. 
Mas nem sempre dava certo. Ou a receita ficava caindo ou o papel acabava todo sujo, engordurado. 
Foi então que eu vi, num desses sites femininos, uma ideia bacana e fácil. 
Usando um cabide desses para calça e saia, que tem ganchos, prenda a receita. 
Assim: 


Desta forma basta prender o cabide num gancho ou no puxador do armário. E assim fica fácil a visualização e não há riscos de molhar ou sujar a receita!!!