A verdade é que maioria de nós nem dá bola para esses símbolos. A gente lava a roupa separando por cores, tecidos e ponto!
Mas saiba que os símbolos são importantíssimos para prolongar a vida útil das peças. Ou, até mesmo, para evitar surpresas desagradáveis na hora da lavagem ou da secagem.
Uma vez levei um casaco a uma lavanderia e a atendente não aceitou lavar a peça simplesmente porque não havia etiqueta e ela não poderia se responsabilizar pela peça. Acredite se quiser!
Os símbolos avisam, por exemplo, quando uma peça não pode ser lavada com água ou a seco. Eles indicam ainda a temperatura certa do ferro de passar e se a peça pode ou não ser alvejada, entre outros detalhes. Então vamos aos símbolos:
Os símbolos são definidos por meio de uma legislação específica, estabelecida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que regula o uso dos símbolos e as informações que devem constar em cada peça.
A recomendação é sempre verificar as etiquetas e lavar a peça de acordo com a indicação dos símbolos.
E se nada funcionar, chame sua mãe, ela vai saber o que fazer... hahaha
ResponderExcluirVi uma etiqueta com essa mensagem por aí e ri muito! Mas sabe como é, as vezes a mãe tá longe ou até mesmo não sabe o significado de tantos símbolos....então....rs
ExcluirNossa essa do seu casaco foi o máximo, mas acontece mesmo....
ResponderExcluireu leio sempre...mas uma coisa que nunca sigo é "Não secar no sol" sempre esqueço desse detalhe...
bjussss
Oi Talita! Pois é menina, nem eu acreditei quando a moça da lavanderia me disse...hehe. Olha tem algumas coisas que eu evito sol. Roupa preta, principalmente. Já manchei roupa escura ao secar no sol.
ExcluirBeijosssssssss