sábado, 2 de fevereiro de 2013

Limpando os óculos

Sabe aquela música "Eu uso óculos...". Então, essa sou eu. Eles não saem do meu rosto. Não enxergo nadica de nada sem eles. Ó vida! Ó céus! 



E quem usa óculos, mesmo que seja esporádico, como os de sol, sabe que vira e mexe eles estão sujos. E quem é que resiste em passar as lentes na camisa, não é mesmo? Mas, a muito custo, aprendi que fazer isso pode arranhas as lentes e piorar a situação. Claro que minhas lentes são anti risco, mas nenhuma é "highlander" rs. O acúmulo de poeira nas lentes podem causar ranhuras quando passamos o tecido. Então, o melhor a fazer, é lavar os óculos periodicamente. 
Eu faço isso diariamente no banho. Primeiro deixo a água escorrer pelas lentes - assim a gente elimina qualquer resquício de sujeira. Depois uso sabonete neutro - líquido de preferência - para fazer a limpeza com a ponta dos dedos. Além das lentes, limpo também as partes que ficam em contato com a pele para tirar a gordura natural desse tipo de atrito. Em seguida é só secar com uma toalha bem macia ou um tecido de algodão, também macio e limpo!
Pronto, óculos limpos e prontos para serem usados novamente! 


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Lanche escolar

Quem tem filho em idade escolar sabe que não é fácil pensar em lanche para a merenda todos os dias. Eu sofro com isso. E como as aulas já começaram...ai, ai....
Procuro variar o cardápio, colocar coisas atrativas para as crianças, que elas gostem e, ao mesmo tempo, coisas saudáveis. Mas, na correria do dia a dia, a gente acaba se tornando repetitivo. E termina optando por lanchinhos prontos - tipo bolinhos ana maria e pacotinho de bolacha recheada. 




Na reunião de boas vindas da escola, a coordenadora do infantil pediu pros pais enviarem lanches saudáveis. Nada de salgadinho, refrigerante ou coisas muito industrializadas. Fiquei pensando como melhorar o lanche das crianças e fui pesquisas em alguns sites de nutricionistas para ter algumas ideias de lanches mais bacanas. E vi que eu não errava muito. :)
Sucos naturais são sempre mais legais que os industrializados. Porém, nem sempre é possível fazer isso todo dia. Então, na hora de comprar os sucos de caixinha, eu procuro os com menos sódio. 
Leite com achocolatado de caixinha também pode desde que seja seguida a recomendação de sempre olhar as informações nutricionais. 
Bisnaguinhas são versáteis e podem ser recheadas com margarina, requeijão, geleia, nutella, queijo, peito de peru e o que mais a imaginação mandar. 
Bolacha de água e sal ou cream cracker podem ser enviadas puras ou como lanchinho. Basta passar margarina, requeijão, nutella ou geleia. 
Pão de forma também pode ser usado para lanchinhos com queijo e peito de peru ou algo do tipo. 
Polenguinho é uma ótima pedida. Prático e gostoso.
Bolo caseiro, sem recheio e cobertura - como fubá, cenoura e laranja - agrada a criançada e é uma excelente opção.
Que tal variar o cardápio com um cookie ou uma barrinha de cereal? 
Iogurtes variados também podem ser mandados como lanche, desde  que a escola ofereça refrigeração. 
Frutas são importantes. As que podem ser consumidas com casca ou fáceis de descascar, como maçã, pêra e banana são mais práticas. Mas podemos variar com outras frutas, como melão e mamão, basta mandar em pedaços numa vasilha com tampa. Salada de frutas também é bacana. 
Gelatina pode ser enviada, e fazem sucesso com a criançada, contudo você precisa ter potinhos com tampa e a escola precisa oferecer geladeira. 

Para montar o cardápio ideal misture os elementos. 
1 porção de carboidrato + 1 laticínio + 1 fruta + 1 suco. 

Exemplo:
Cardápio 1
2 Bisnaguinhas com requeijão e queijo branco +  1 suco + 1 maça

Cardápio 2
4 bolachas cream cracker com geleia + leite com achocolatado + 1 pêra

Cardápio 3
1 lanchinho de pão de forma com queijo e peito de peru + 1 yakult + 1 banana

Cardápio 4
2 cookies + 1 polenguinho + 1 suco + salada de frutas

Cardápio 5
2 Bisnaguinhas com nutella + 1 enroladinho de presunto e queijo + 1 suco + manga picadinha

Que tal? 

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Panini Dukan

Estou fazendo a dieta Dukan que consiste, basicamente, em retirar todo tipo de carboidrato. Ela é focada em proteína e laticínios. Mas vou falar dessa dieta mais pra frente, assim que tiver algum resultado consistente (apesar de ter perdido 1,1 kg em 3 dias \0/) 
O que eu mais estou sentindo falta nessa semana é o pãozinho nosso de cada dia. Ai, que saudade...
Então fui em busca de uma receita que pudesse substituir meu pão matinal. E descobri a receita de um panini delicioso e mega rápido de preparar. Acredito que mesmo quem não esteja fazendo a dukan pode fazer e gostar. 


Ingredientes: 
1 ovo 
3 colheres de sopa de requeijão light
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento em pó

Bata todos os ingredientes e coloque num refratário altinho e leve ao microondas por 3 minutos. 

Depois de tirar do forno, retire do refratário, corte ao meio recheie a gosto (na foto acima queijo com blanquet de peru)e coloque na sanduicheira. 

Leve e saboroso! 


sábado, 26 de janeiro de 2013

Torta de pão de forma

Que tal um lanche gostoso, completo e fácil de fazer? Você vai precisar de um pacote de pão de forma, que pode ser com casca;



Retire a casca com a ajuda da ponta de uma faca; 
Guarde os retalhos do pão...depois ensino a aproveitá-los)



Para o recheio você vai precisar de um peito de frango desfiado, cebola, alho, molho de tomate e cheiro verde. Você pode usar também ervilha, milho e azeitonas, fica a gosto.
Refogue o frango com a cebola e o alho. Coloque os temperos e depois o molho de tomate. Espere amornar um pouco. 


Disponha, sobre uma bandeja ou um refratário quadrado grande, três fatias do pão e cubra com o frango. 


Vá fazendo as camadas até acabar o pão ou o recheio. Normalmente um pacote de pão dá para um lanche de umas 6 ou 7 camadas.


Cubra o lanche com maionese ou purê de batatas. Já fiz das duas maneiras e ambos ficam gostosos. Mas eu uso mais a maionese pois acho que é mais saborosa e dá um acabamento melhor. 


Cubra todo o lanche com batata palha. Com as mãos, coloque as batatinhas nos lados do lanche. 


Depois basta saborear! 
É uma delícia, garanto!




Tô de volta!!

Olá, que saudade!!!! 
Antes de mais nada peço desculpas pela longa ausência. Mas férias das crianças, mudança de escola e várias coisas pra resolver e eu acabei me enrolando. Fora a super limpeza que eu fiz nos meus armários. Aproveitei uns dias que fiquei sozinha em casa para jogar documentos velhos, papéis inúteis e objetos quebrados. 
Além disso, ainda fiz uma super limpeza nas roupas. O que não servia mais (e foram muitas!) e que não me interessavam mais ganharam novos donos. 
Enfim...aproveitei o final do ano passado e comecinho desse ano para colocar minha vida em dia. 

Agora estou de volta. E pra ficar!


Beijossss