segunda-feira, 4 de maio de 2015

Chegou a hora de vacinar!

Começou hoje, em todo o país, a campanha de vacinação contra a gripe. Crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com mais de 60 anos,  gestantes, mulheres até 45 dias após o parto e profissionais de saúde podem ser imunizados gratuitamente em qualquer posto de saúde. Também estão na lista de prioritários pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. Nesses casos basta levar um encaminhamento médico.
A vacina também está disponível nas clínicas particulares para quem não tem direito à vacinação pública. Custa, em média, R$ 100. Minha família e eu começamos a nos vacinar, anualmente, desde que tivemos aquela epidemia da gripe H1N1, em 2009. E nunca mais tivemos uma gripe forte. Vale a pena!

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.
A vacina nos protege contra os três subtipos do vírus da gripe mais comuns: H1N1, H3N2 e influenza B.  A transmissão de todos os vírus da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, os olhos ou o nariz. Por isso, é importante adotar cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença. Lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são as recomendações do Ministério da Saúde.
Eu vou levar toda a família pra vacinar. E você?




Nenhum comentário:

Postar um comentário