Quem é que não tem uma farmacinha em casa? Antitérmico, analgésico, pomadinha milagrosa, xarope, colírio...fora os remédios daquela virose do filho...Quando vamos ver a caixa de medicamentos está lotada.
Mas quando a gente vai ver, muitos dos remédios não nos servem mais. Outros estão vencidos. E então, jogar no lixo? Despejar na privada?
Nãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!
O descarte de medicamentos no lixo comum ou na rede de esgoto pode causar danos ao meio ambiente, contaminar água, solo, trazer riscos aos animais e até mesmo a nós mesmos!
Por isso, sobras de medicamentos, remédios sem uso ou vencidos devem ser descartados de forma consciente.
Enquanto a lei de sistema reverso não entra em vigor(lei quem prevê que as empresas fabricantes e distribuidoras devem se responsabilizar pelo recolhimento e destinação adequada dos resíduos como medicamentos e eletrônicos - os mais complicados para o meio ambiente, principalmente) temos de arrumar alternativas para o descarte consciente.
Em algumas cidades do país existe o programa "Descarte Consciente", promovido por empresas privadas. No site é possível descobrir onde há postos de coleta em todo o país.
Caso na sua cidade não haja postos de coleta o jeito é apelar ao poder público. Veja na secretaria de saúde da sua cidade onde é possível depositar esses medicamentos de forma correta. E caso não haja um programa no seu município, ajude a criar um.
No site da Anvisa é possível ter todas as informações sobre o descarte consciente de medicamentos. O planeta agradece!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário