sábado, 24 de março de 2012

Como tirar mancha de caneta de tecido

Risco de caneta é sempre um problema. Não há lavagem que retire a mancha. E quando isso acontece em uma roupa que a gente gosta, ai ai...


Mas existe uma maneira bem eficiente de retirar o risco de caneta de tecidos sem o menor esforço. Dica da minha santa mãezinha!!! rs

Você vai precisar de leite, álcool e uma escova de dentes velha:


Uma medida de leite (eu usei uma colher de sopa)


A mesma medida de álcool


Umedeça a escova de dentes nessa mistura


Depois basta passar a escova, com delicadeza, sobre a mancha.


Atenção: é preciso colocar debaixo da mancha um papel toalha ou um tecido para evitar que a mancha se transfira para o outro lado do tecido.


O resultado é esse: tecido livre de qualquer mancha!

74 comentários:

  1. Amei a dica, Cris! Será que isso também funciona com bolsas? Vou testar! :) Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, não sei se funciona com bolsa...mas vou testar! Beijos

      Excluir
    2. Cris obrigada pela dica!!!!!!

      Excluir
    3. Oi Rita, obrigada pela visita e pelo carinho! São mensagens como a sua que me dão força pra continuar com o blog. Bjooo

      Excluir
    4. E funciona mesmo. Acabou de dar certi no meu sofá. :)

      Excluir
    5. Testei em um vestido da minha filha clareou a tinta da caneta mas tbm o detalhe do vestido,então depende do tecido..".Pode desbotar"

      Excluir
    6. Exatamente! Em tecido de algodão funciona, mas em outros tecidos pode não funcionar e até prejudicar a roupa.

      Excluir
  2. Essa eu não sabia!!
    Obrigada pelos parabéns!!
    eu moro sim em Indaiatuba, e trabalho na Stalden, fábrica de chocolate mais conhecida por aqui, qdo passar por aqui pode me visitar!!! vou adorar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita, que delícia trabalhar com chocolate...não ia prestar comigo...hahahaha
      Faz tempo que não vou pra Indaiatuba, mas quando for te aviso. Beijos

      Excluir
  3. Adorei a dica, Cris, como toda jornalista, minhas roupas sempre aparecem com riscos de caneta rs. Beijosssss

    ResponderExcluir
  4. Será que em tecidos coloridos também funciona? Será que o alcool não manchará a roupa?

    ResponderExcluir
  5. funciona perfeitamente em tecido branco! adorei

    ResponderExcluir
  6. mancha de caneta capa de sofá serÁ que funciona?

    ResponderExcluir
  7. Cris você sabe se tem como tirar mancha de esmalte de roupa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju,
      eu tirei mancha de esmalte uma vez com acetona mesmo. Mas demorou a beça. Joguei acetona, deixei um pouco, lavei, fiz o processo de novo e mais uma vez. Deu certo!
      Abraços!

      Excluir
  8. Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Obrigada pela visita, pelo comentário e volte mais vezes!

      Excluir
    2. Poxa...acabei de testar e não deu certo. Nada aconteceu. Será que é por ser a roupa de material sintético e não algodão?

      Excluir
    3. Poxa...acabei de testar e não deu certo...
      Será que é pq a roupa sintética e não de algodão?

      Excluir
    4. Oi Raquel! Pode ser isso. Mas tente mais de uma vez. Se não sair por completo vai, pelo menos, clarear.
      Abraços

      Excluir
  9. Super aprovado!! Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  10. isso não presta testei e odiei não funcionou de nada tirou o risco mas a mancha continua la ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é preciso de uma dose de paciência mesmo por que muitas vezes não sai de primeira. Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  11. será que fuciona com bolças de couro? Dê qualquer jeito obrig :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu nunca tentei em couro. Acho que apenas um pano úmido ou com vinagre pode tirar a mancha da bolsa. Abraços

      Excluir
  12. Testei e funciona. Valeu a dica!!!

    ResponderExcluir
  13. Experimentei e funcionou! Incrível, muito obrigada!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora,
      fico feliz em ter ajudado!
      Obrigada pela visita. Espero que volte sempre!!

      Excluir
  14. Funciona sua dica em roupas cinzas

    ResponderExcluir
  15. Sera que funciona em sofa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, funciona sim. Pode ser que você precise repetir a operação algumas vezes já que o tecido de sofá, normalmente, é mais grosso.
      Depois me conta se deu certo!
      Abraços

      Excluir
  16. Também não consegui tirar o risco, até clareou a cor da tinta, mas não saiu por completo, será q funciona somente em roupas de algodão? Vou tentar de novo, pode ser que o risco esteja muito forte.

    ResponderExcluir
  17. Também não consegui tirar o risco, até clareou um pouco a cor da tinta, mas não tirou por completo, a dica é somente para roupas de 100% algodão? Vou tentar mais vezes pode ser que o risco esteja muito forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samara, tudo vem?
      Olha, às vezes é preciso mesmo repetir a operação algumas vezes até tirar a mancha completamente.
      Para tecidos de algodão funciona perfeitamente. Pode ser que em outros tecidos a mancha fica mais persistente.
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  18. Na minha blusa não funcionou. O tecido é chiffon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu acredito que tecidos mais finos assim são mais difíceis e pode manchar. Algodão é tiro e queda! Abraços

      Excluir
  19. Minha filha riscou sua jaqueta novíssima com caneta. Fiz o que vc sugeriu e ficou perfeito! Obrigada. Fátima

    ResponderExcluir
  20. Minha blusa ta melada de caneta piloto o que eu faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, caneta piloto é bem complicado. É como canetinha, difícil de tirar. O que eu sugiro é que você primeiro tente essa técnica. Se não der muito certo, use um alvejante sem cloro e esfregue na mão algumas vezes para ver se consegue amenizar a mancha.
      Abraços!!

      Excluir
  21. obrigada pela dica!! funciona mesmo!!

    ResponderExcluir
  22. por que o alcool tira manchas de caneta de tecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, sinceramente eu não sei. Mas acho que tem a ver com a composição da tinta da caneta.
      Abraços!

      Excluir
  23. Vou testar hoje nas minhas blusas do trabalho. São de cor vermelha e estão todas com risco de caneta.

    ResponderExcluir
  24. Adorei a dica. Deu certíssimo. Só fiz uma pequena alteração e usei um cotonete no lugar da escova de dentes pq era um tecido mais fino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth,
      Que bom que deu certo! E super válido sua ideia de usar um cotonete. Adorei a dica! rs
      Volte sempre!
      Beijo

      Excluir
  25. então , a dica é boa mas tenho uma duvida aconteceu uma cidente com meu estojo e ele esta riscado de caneta mais ele não é de tecido voce pode me responder como faço para tirar ... ? obrigada ah e adorei seu site é muito fofo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathália! Eu nunca testei essa mistura em material que não fosse algodão. Para tirar mancha de caneta de bolsa, por exemplo, eu costumo usar veja ou sabão neutro. Costuma funcionar!
      Fico muito feliz que você tenha gostado do blog!
      Um super beijo!

      Excluir
  26. Deu super certo amei a dica!!! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francielle,
      que bom que deu certo! Uma roupa salva! rs
      Obrigada pela visita e espero que você volte mais vezes!
      Bjooo

      Excluir
  27. Foi muito fácil e rápido!! Obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir
  28. Oi, pode ser álcool gel ?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      eu nunca testei com álcool em gel, por isso não sei te responder. Mas como a composição é praticamente a mesma, pode ser que funcione!
      Abraços

      Excluir
  29. Olá, foi muito fácil tirar a mancha da calça de elenca que meu filho riscou no colégio. Muito obrigado pela dica. Abc Kátia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kátia,
      Bacana saber que funcionou em elenca! Eu só havia testado em tecido de algodão.
      Fico que feliz que tenha te ajudado de alguma forma.
      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  30. Minha blusa eh de poliéster, será q funciona??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leny,
      na verdade eu nunca tentei em tecido não natural, mas não custa tentar!
      Depois me conta se deu certo.
      Abraços

      Excluir
    2. Pode ser com leite em pó com álcool

      Excluir
    3. Eu nunca testei com leite em pó, mas como a composição é diferente acho que pode não dar certo!

      Excluir
  31. Muito boa essa dica ! Minha filha riscou um vestido de festa novinho e eu consegui tirar ! Obrigada

    ResponderExcluir
  32. Amei a dica, fiz na calça do meu filho e deu super certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriã, fico muito feliz quando minhas dicas ajudam outras pessoas!
      Obrigada pelo comentário
      Beijos

      Excluir
  33. Acabei de usar a dica e estou muito feliz tirou os riscos de caneta que a minha filha tinha feito no meu sofá novo... obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde Cristiane, nossa vc me ajudou muito!!com sua dica consegui tirar o risco da caneta de um tecido que eu estou confeccionando uma capa de carrinho de bebê, olha muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacobsen,
      que bom que deu certo!
      Fico feliz que tenha ajudado.
      Abraços

      Excluir
  35. Olá! Funciona com tecido tactel?

    ResponderExcluir