domingo, 8 de abril de 2012

Dia de chocolate!

Domingo de Páscoa e a grande maioria dos mortais dá e recebe ovos
de chocolate neste dia. Uma tentação!!!


Mas como conviver com o peso na consciência??? rs
Chocolate é super calórico, gorduroso, pesa na dieta de qualquer um.
Porém, em doses "homeopáticas", o chocolate pode até fazer bem à saúde.



O chocolate contém feniletilamina – substância estimulante muito parecida com outras produzidas naturalmente pelo organismo, a dopamina e a epinefrina –, que atua no cérebro promovendo a sensação de prazer e calma, associada à felicidade e émao bem-estar. O chocolate possui, também, estimulantes como cafeína e tiramina, substâncias que estimulam os neurônios, melhorando o raciocínio e a capacidade de concentração. Ele contém ainda boas doses de vitaminas do complexo B e alguns minerais como manganês, potássio e magnésio. 
Mas atenção: Nem todo chocolate tem essas propriedades. Quanto mais escuro o chocolate, melhor. Isso ocorre devido à mistura do cacau a outros ingredientes. Veja só:
Amargo: massa de cacau (resultado da trituração das favas), manteiga de cacau, açúcar e lecitina de soja (estabilizante usado para tornar a mistura homogênea)
Ao leite: adiciona-se leite em pó à massa de cacau, à manteiga de cacau, ao açúcar e à lecitina de soja
Branco: manteiga de cacau, açúcar, lecitina de soja e leite em pó.

Como deu para perceber, o chocolate amargo tem maior porcentagem de cacau e, por isso, o mais saudável. Ele contém alto teor de flavonóides, antioxidantes que ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Além disso é o que contém menos gordura na sua composição. Portanto, ele é a melhor opção entre todos, desde que seja consumido sem exageros e como parte de uma alimentação saudável!
Segundo os especialistas, o ideal é não ultrapassar o limite diário de 50 gramas, o que equivale a mais ou menos um quadradinho de barra. Melhor que nada, né???



Fontes: www.sadia.com.br e www.folha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário