terça-feira, 3 de setembro de 2013

Criança segura no carro

Eu tenho visto muito nas ruas ultimamente crianças soltas no banco de trás do carro. E estou falando de crianças pequenas, dois, três anos! O uso de equipamentos para o transporte de crianças nos veículos é obrigatório por lei. Mas, acima de tudo, é a garantia de segurança para nossos filhos. O corpo da criança é frágil e as cadeirinhas são projetadas para segurá-las mesmo em grandes impactos. Quantas notícias você já viu de criança que foi salva após um acidente graças à cadeirinha? 
Na minha família o uso é automático. Meus filhos já saíram da maternidade no bebê conforto. Meu filho usou o assento de elevação até os 7 anos e hoje, aos 10, entra no carro e coloca o cinto imediatamente. E minha filha, de apenas 3 anos, vai pra cadeirinha sem pestanejar. Questão de hábito.  

Basicamente, existe três tipos de cadeiras de segurança para serem usadas pelos pequenos no carro: bebê conforto, cadeirão e assento de elevação. Você sabe qual a indicação de cada uma e qual a hora de trocá-las? 



Recém-nascidos e bebês (até 1 ano ou 13 kg) devem ser transportados no 'bebê conforto' e o equipamento tem que ser colocado voltado para o vidro traseiro. Nessa posição a coluna cervical do bebê estará mais protegida em caso de acidente. 


Alguns modelos contam com uma base como essa que evita que você tenha que acertar o cinto de segurança no equipamento toda vez que coloca o bebê conforto do carro. É super prático! 


Crianças entre 1 e 4 anos (e com peso até 18kg)devem usar a cadeira de segurança. Ela pode ser colocada voltada para frente, mas sempre no banco de trás. Essas cadeiras têm cintos de segurança próprios de cinco pontos. O ajuste tem que ser feito de uma forma que fique confortável para a criança, mas dê segurança. 

As crianças entre 4 e 7 anos (ou com peso entre 18 e 36 kg) devem sentar nos chamados 'assentos de elevação' ou 'booster' . O equipamento fica solto no banco e a criança usa o próprio cinto de segurança do veículo. Como o próprio nome do equipamento sugere, ele serve para garantir que a criança atinja o tamanho certo evitando que o cinto fique no pescoço.  



Alguns modelos de assentos de elevação têm encosto, como o da foto acima. Esse é bom para crianças que gostam de dormir no carro já que o encosto garante que o pescoço não fique caindo. 

Lembre-se, sempre, de verificar o manual de instruções para colocar o dispositivo corretamente e garantir a segurança dos filhotes!

A partir de 7 anos e meio de idade a criança não precisa mais do assento de elevação. Ela pode usar apenas o cinto de segurança, mas ainda no deve ser levada no banco de trás. Mas fique atento. Dependendo do tamanho do seu filho o cinto de segurança pode ficar no pescoço e é perigoso. Meu filho ficou no booster até oito anos, por exemplo. Só tirei o equipamento quando tive certeza que ele estava em segurança! 

Somente crianças maiores de 10 anos de idade podem ser transportadas no banco dianteiro. 

Alguns veículos não possuem banco traseiro. Excepcionalmente, e só nestes casos, você poderá transportar crianças menores de 10 anos no banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança. De acordo com a idade, elas deverão ser colocadas nos equipamentos apropriados, com a utilização do cinto de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário