quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Tirando seus filhos de casa / OMO


         Quem quando criança não ouviu um, "Se não entrar em casa agora, vai ficar de castigo"? Hoje em dia, se ouve completamente o contrario, "Se não sair de casa agora, vai ficar de castigo”.  A luta dos pais para tirar os filhos da frente do computador ou da televisão é diária. Os filhos da tecnologia são abençoados, claro, quando os pais precisam de um tempo para outras atividades eles empurram os filhos para os dispositivos eletrônicos.

Mas pais ocupados significam filhos estagnados? Na verdade não, pois quando têm tempo, e tentam tirá-los de dentro de casa, o esforço é Herculano.  E não somente porque há falta de espaços públicos de qualidade para a prática de atividades recreativas, mas ao pouco interesse que os pequenos demonstram para fazê-lo. O vídeo game, a TV e o computador lhes oferecem mundos bem mais interessantes.
Mas você sabia que as brincadeiras para crianças fazem parte do desenvolvimento social, biológico e cognitivo do seu filho? O tempo dispensado estático, sem movimento, ou com movimentos repetitivos das mãos enquanto manuseiam os controles dos jogos não é o suficiente. De acordo com o psicomotricista Esteban Levin, “O contato direto com os objetos e a interação com o outro promovem brincadeiras que geram curiosidade, inquietação, necessidade de movimentar-se e, no final, um aprendizado mais efetivo.”.
Ou seja, as crianças precisam de uma interação maior, não só com outras crianças, mas com o mundo, de uma maneira geral. A partilha de informação social faz parte também papel fundamental no amadurecimento psicossocial das crianças. A iniciativa, porém, em primeiro lugar tem que vir dos pais, as crianças não vão decidir sozinhas o que fazer ou quando sair da frente do computador. 
Que tal uma mudança? Num dia qualquer ou no final de semana, você pedir ajuda ao seu filho para cuidar do cachorro da família ou lavar o carro? Melhor ainda, leve seu filho ao parque ou a praia, a ou tantos outros lugares de sonho que existem no Brasil. Utilize o que você tem a mão, como um saco de supermercado e linha de costura e faça uma pipa (raia, pandorga, papagaio, etc.) mesmo da varanda do apartamento, com a sua supervisão, ele estará se divertindo.
A interação dos pais com as crianças é fundamental para demonstrar não somente que você se importa, mas para incutir valores familiares nos seus filhos. Com um pouquinho de esforço, você chega lá. Boa sorte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário