quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Prazer: Brócolis!

A-DO-RO Brócolis. Aliás todos em casa gostam muito de brócolis. As crianças então... Cozido, refogado, com molho, no arroz, no macarrão. A gente manda ver de qualquer jeito. 
Particularmente gosto mais do Ninja (ou japonês), aquele que parece um couve-flor verde. (rs) Mas da última vez que fui fazer compras não encontrei do ninja e comprei o normal (aquele em maço, que vem com folhas). Daí fiquei na dúvida: qual a diferença entre os dois tipos? Será que um é melhor do que o outro?? Fui pesquisar. E não encontrei nada, absolutamente NADA que falasse se há ou não diferenças nutricionais entre as duas variedades do brócolis. Mas encontrei tanta coisa bacana sobre o vegetal, que decidi dividir com vocês. 


O brócolis é uma hortaliça rica em vitamina C, importante para o sistema imunológico e absorção do ferro; vitamina A, essencial para visão e reprodução; fibras, necessárias para o bom funcionamento do intestino; cálcio, que participa da mineralização de ossos e dentes, além da regulação da pressão sanguínea; e ácido fólico, importante para a replicação celular e bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico.
Os carotenóides presentes em grandes quantidades no brócolis são o betacaroteno, luteína e zeaxantine. Estes são poderosos antioxidantes que podem ajudar a prevenir certas doenças relacionadas com o envelhecimento. Estes antioxidantes neutralizam os radicais livres, que causam danos às células saudáveis. Adicionalmente, algumas pesquisas já evidenciaram que o consumo desta hortaliça pode combater vários tipos de câncer, além de minimizar os riscos de catarata, reduzir o colesterol sérico e prevenir doenças cardiovasculares.
Por apresentar os compostos bioativos já descritos anteriormente, os nutrientes contidos no brócolis pode evitar a formação ou ainda frear o desenvolvimento de vários tipos de câncer, incluindo de estômago, esôfago, pulmão, faringe, útero, pâncreas e cólon. Ele é rico em substâncias que estimulam a produção de enzimas que combatem a sua formação.
Um estudo conduzido em Shapiro et al. (2001) nos Estados Unidos revelou que homens que consumiam duas ou mais xícaras de brócolis por semana, apresentavam uma diminuição de 44% na incidência de câncer de bexiga, quando comparados com aqueles que comiam menos de uma porção por semana. 
A principal substância presente nesta hortaliça responsável por este efeito benéfico é o glucosinolato. Outra pesquisa realizada por Takai et al. (2003) em Tóquio, no Japão, evidenciou que as propriedades nutritivas do brócolis podem bloquear o crescimento de células de melanoma.


Essas informações não são ótimas???



A safra do brócolis vai de agosto a novembro. E o legal que ele é versátil. Se você cozinhar (no vapor ou em água) dá para fazer uma bela salada. Cortadinho em flor, dá para colocar no arroz (durante o cozimento), fazer com molho branco e levar para gratinar no forno, incrementar um molho alho e óleo do macarrão...enfim...uma infinidade de receitas. 
Que tal?? 

Fonte: Nestlé

Nenhum comentário:

Postar um comentário