sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vamos organizar contas e documentos

Está chegando a hora de prestar as contas com o Leão. E para facilitar a vida sempre separo a documentação toda antes de fazer a declaração. Comprovantes de pagamentos, recibos de médicos e clínicas, extratos de bancos. Tudo deve estar à mão.



E é nessa época, também, que aproveito para me desfazer de alguns documentos de anos passados. Mas é preciso atenção. Existem documentos que não podem ser descartados por segurança. É uma forma de garantirmos nossos direitos.
De acordo com o Código Civil existe um prazo legal para conservar documentos. A lei regula o período em que os documentos podem ser necessários no caso de uma reclamação ou problema judicial.



Anote aí:

Aluguel: cinco anos.

Cartão de crédito: o comprovante de cada compra deve ser guardado até a chegada da fatura. Não é necessário guardar faturas de meses anteriores.

Condomínio: 20 anos. O consumidor que não pretende acumular papéis pode exigir, a cada 12 meses, uma declaração da administradora que comprove os pagamentos do período. No caso do locatário, a manutenção dos comprovantes de pagamento também é importante para comprovar ao locador o cumprimento do contrato, quando o condomínio é responsabilidade do locatário.

Consórcio: os comprovantes devem ser guardados até a quitação total das cotas e a liberação da alienação fiduciária incidente sobre o veículo ou bem material.


Contas de água, luz, telefone e gás: por precaução, o Idec recomenda ao consumidor guardar os comprovantes de pagamento por um ano.


Convênio médico e planos de saúde: 20 anos. Este é o prazo de prescrição para exigir na Justiça a devolução de eventuais pagamentos indevidos como casos de aumentos abusivos.

Imóveis: O consumidor deve guardar os comprovantes de pagamento até que seja feito o registro da escritura no Cartório de Registro de Imóveis.

Mensalidade escolar: um ano. O consumidor pode utilizar os pagamentos mensais para discutir e comprovar as formas de reajuste utilizadas por faculdades e escolas. Porém, se as mensalidades forem declaradas no Imposto de Renda, com o objetivo de dedução, é necessário guardar estes recibos por cinco anos.

Notas Fiscais: O consumidor dever guardar as notas fiscais pelo menos até a validade da garantia dada pelo fornecedor do produto ou serviço. O ideal, segundo o Idec, é guardar a nota durante toda a vida útil do produto ou enquanto o serviço for prestado, pois o prazo de reclamação começa a ser contado a partir do momento que aparece o defeito oculto do produto.

Imposto de renda: cinco anos contados do primeiro dia útil do ano seguinte ao do pagamento. É preciso guardar também todos os recibos declarados no IR neste período.

Fonte: A voz do cidadão






Nenhum comentário:

Postar um comentário