quarta-feira, 28 de março de 2012

Vegetais Congelados

Nessa vida moderna nem sempre a gente consegue ter em casa verduras e legumes frescos. Mas, 'nessa vida moderna', também é possível facilitar a vida com vegetais congelados.

.

Hoje em dia várias marcas oferecem uma infinidade de produtos congelados. Eu, por exemplo, sempre tenho no congelador brócolis, couve-flor, espinafre...
E é sempre uma mão na roda. Na pressa ou naquele dia em que a geladeira está mais vazia...ou no dia a dia mesmo.
O que eu acho mais interessante é que mesmo fora da época de alguns produtos dá para comer de tudo. E é possível congelar legumes em casa mesmo e mantê-los por meses no freezer.
Para isso basta fazer um processo conhecido como "branqueamento".
É super simples. Basta cortar os legumes ou vegetais da forma que você vai usar depois, dar uma aferventada e na sequência colocar na água gelada. Na verdade  é preciso promover um choque térmico.
Depois deixe escorrer. Embale em sacos plásticos ou coloque em potes com tampa. O tempo de conservação dos vegetais branqueados é, em média, de 10 meses. Para organizar os congelados, basta colocar uma etiqueta com a data do congelamento ou a data de validade! Outra coisa importante: quando for comprar alimentos para congelar, escolha sempre os mais frescos.
Na hora de consumir é possível levar ao cozimento direto ou então descongelar em temperatura ambiente.
Só não é possível congelar alimentos que serão consumidos crus, como alface, escarola, rúcula, pepino, tomate).


2 comentários: