terça-feira, 29 de maio de 2012

Onde descartar o óleo de cozinha usado?

Diga, sinceramente, o que você faz com o óleo de cozinha usado? 
Se você respondeu "jogo na pia", atenção: 
Um litro de óleo usado, jogado no ralo, contamina até 25 mil litros de água!!! Além disso, o óleo entope todo o encanamento...prejuízo na certa!
Então, da próxima vez que for jogar óleo de cozinha usado, pense duas vezes. E que tal uma dica para descartar o óleo???






Eu sempre tenho uma garrafa PET para juntar o óleo usado. Deixo a garrafa num cantinho e quando preciso fazer o descarto recorro à garrafa. Eu uso um funil (sim, eles ainda existem...hehe) para não fazer lambança na cozinha, 







Depois de cheia a garrafa ganha destinação correta. Ela segue para uma pessoa que usa o óleo para fazer sabão!!! Mas se você não conhece ninguém que recolha o produto pode fazer o descarte em locais que recolhem óleo usado. Alguns condomínios têm latões para recolher o óleo. Grandes redes de supermercados também. Em algumas cidades há empresas que fazem a coleta de porta em porta (só é necessário combinar com a vizinhança para que haja uma quantidade mínima!). Alguns municípios fazem a coleta junto com o lixo reciclável. Enfim, há uma infinidade de possibilidades, Basta buscar informações. 




Ah, e antes de lavar a panela, tire o excesso de óleo com um papel toalha, garantindo assim que nenhuma gota vai para o ralo. 


O meio ambiente agradece! 


4 comentários:

  1. bacana Cris. Adorei. O melhor é comer sem óleo total. Eu tenho conseguido. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa uso pouquíssimo óleo. Fritura é só vez ou nunca...Tudo que posso faço no forno. Bem mais saudável! Obrigada pela visita!!!

      Excluir
  2. Ola Cristiane como vai? Primeiramente parabéns pelo post! Gostaria de lhe sugerir o complemento de sua postagem, um post sobre o que é feito com o óleo que separamos. Veja só http://ecohospedagem.com/como-o-oleo-de-cozinha-e-reciclado-e-quais-seus-beneficios/

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada!!! Vou ver direitinho. Quem sabe não vira mesmo um post. Volte sempre!!!!!!

      Excluir