sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Miojo

O bom e velho macarrão lámen instantâneo, ou miojo para os íntimos, está completando 54 anos. 


Qual a criança que não gosta de um miojo, não é? Pelo menos meus filhos adoram. E vamos combinar que na correria, muitas vezes, é o que dá tempo de fazer...rs
Mas, segundo um levantamento feito pela Anvisa em 2010,  o macarrão instantâneo é o produto com maior quantidade de sódio encontrada dentre os industrializados mais consumidos no Brasil. Em média, um pacotinho de 85 g, preparado com tempero, chega a ter 2.721 mg da substância, mais do que o recomendado para um dia inteiro – o limite diário para o consumo de sódio é de 2.400 mg por pessoa, de acordo com o Ministério da Saúde.
Por isso é preciso muita cautela na hora de consumir o produto. 
Depois dessa pesquisa eu deixei de consumir tanto lámen como eu consumia antes. E quando faço procuro colocar metade do pacotinho de tempero. 
Outra dica é substituir o tempero por um molho mais saudável. Ou com menos sódio, pelo menos.
Eu descobri que existe até um livro (que será lançado ainda) que ensina vários pratos com miojo que foram desenvolvidos por chefs de cozinha de São Paulo. 


É não não é de dar água na boca?? 
Aqui você encontra algumas dessas receitas e dicas valiosas para o preparo de um bom miojo. Afinal até o lámen tem lá seus segredos....


2 comentários:

  1. Esse é um prato completo, já vem até com sobremesa. Muito bom. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha gostado. Obrigada pela visita e volte sempre!!!

      Excluir