segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Roupa seca na máquina

Dia desses numa conversa com uma amiga - durante uma semana de muito frio e chuva - eu comentei que minha máquina lava e seca estava salvando minha vida. Foi quando ela disse que uma amiga dela não gostava. Segundo ela, a roupa saia muito amassada da máquina e dificultava passar a peça. Foi então que resolvi fazer esse post. 



Na verdade eu desconfio que a amiga da minha amiga não sabe usar a máquina dela muito bem. Eu, por exemplo, já deixei de passar um monte de peças por achar que elas saíram da máquina prontas para o uso. E olha que eu sou chata quando o assunto é roupa bem passada! 


Antes de mais nada é preciso ficar atento ao peso limite da máquina. Algumas, como a minha, lava uma quantidade maior (8kg) do que seca (5kg).
Quanto menos roupa tiver na máquina mais rápido vai ser o processo e menos amassada a roupa vai ficar. 




Outra coisa importante é tirar a roupa assim que o processo de secagem for finalizado. Quanto mais tempo a peça fica dentro da máquina mais amassada ela vai ficar. Principalmente camisas sociais e roupas 100% algodão. Já fiz o teste. Essa camisa acima, por exemplo, eu tirei da máquina um tempão depois e ela ficou parecendo que tinha saído de dentro de uma garrafa (de yakult rs)



Depois de tirar a roupa da máquina, com a peça ainda quentinha, passe a mão (alisando). Você vai perceber que ela vai desamassar como se tivesse passando o ferro. E muitas peças nem precisarão ser passadas. Podem ir direto pra gaveta. Eu faço isso com pijamas, camisetas da escola das crianças, roupas íntimas e até mesmo algumas roupas do dia a dia. 




Veja só como ficaram essas peças assim que eu as tirei da máquina. O shortinho eu apenas dei uma alisada com a mão. A blusinha eu passei à ferro. Mas foi preciso, apenas, uma passada para ela ficar do jeito que eu gosto. Na minha opinião, roupa seca na máquina fica até mais fácil de passar!



E, gente, o que são as meias e as toalhas de banho secas na máquina? A fibra fica muito mais macia! Mesmo no calor eu gosto de colocar essas peças na máquina para garantir a maciez. Sabe o que eu faço? Estendo as peças no varal comum e quando estão quase secas coloco na máquina para finalizar. 

Se você está em dúvida se compra ou não a máquina, não pense mais.  
Em relação ao consumo de energia, não vejo muita diferença na conta de luz. Essas máquinas novas são eficientes energeticamente e gastam pouca eletricidade. 
O preço das máquinas ainda é um entrave. Mas o custo/benefício vale muito a pena!
Ah, e antes que eu me esqueça, é importante verificar na etiqueta da roupa se ela pode ser levada à máquina de secar. Normalmente materiais sintéticos ou peças com muitos detalhes - com aplicações - são desaconselhados. E esse negócio de encolher as roupas é lenda. Eu pelo menos nunca tive problemas com nenhuma peça. 

4 comentários:

  1. Qual q marca da tua máquina?
    Estou pensando em uma lava e seca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosalba,
      minha máquina é Samsung. Quando eu comprei fiquei meio assim, na dúvida se ela seria boa, mas depois de mais ou menos 4 anos não tenho do que reclamar. Nunca me deixou na mão.
      Tenho certeza que você não vai se arrepender de ter uma lava e seca, independente da marca!
      Abraços! e volte sempre!!!

      Excluir
  2. Minha máquina é nova, seca até 8kg samsung, vou fazer o teste de tirar logo após secagem. E quanto a encolher, encolhe sim, alguns tipos de meias, e até um tênis encolheu 😱.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      nossa nunca tive problema com roupa que encolheu. Acho que tive sorte kkkk
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir