sábado, 1 de março de 2014

Iogurte natural caseiro

Iogurte Natural é uma coisa fantástica. Eu, por exemplo, adoro comer (ou tomar?) puro mesmo. Mas a gente tem uma série de utilidades para ele: dá para bater com frutas, usar no tempero da salada, preparar um patê, ou até incrementar uma receita de bolo.   Então que tal aprender a fazer o seu próprio iogurte natural? Rende mais de um litro! 


Na primeira vez que for fazer, você vai precisar de um copo de iogurte natural. Nas outras vezes pode usar um copo do seu próprio iogurte caseiro. 
Você vai precisar, também, de leite de saquinho (não pode ser de caixinha que é pasteurizado!) e leite em pó. 
O leite em pó e o iogurte eu uso desnatado. 


Ferva o leite. Cuidado para não deixar o leite subir e sujar toooodo seu fogão (rs)


Em um recipiente de vidro (vidro não tem "memória" e não vai dar ao seu iogurte cheiro ou gosto do alimento que você preparou ali antes), misture o leite, o iogurte e uma colher e meia de leite em pó. Misture bem para dissolver um ingrediente no outro e não criar pelotas. 


Cubra o recipiente com filme plástico


Enrole o  vidro em uma toalha e coloque em uma superfície plana, onde ninguém vai mexer para evitar que o líquido balance. Ele deve fica ali por pelo menos 8 horas.  


Depois desse período leve à geladeira em recipiente tampado e 
bom proveito! 






2 comentários:

  1. Acabei de "pegar" a receita, mas vc diz que tem que ser leite de saquinho, mas ele é pasteurizado.
    ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Laura,
      O leite de saquinho (ou mesmo aqueles em embalagens plásticas) sãos pasteurizados sim. A pasteurização nada mais é que um tratamento térmico (aquecimento e resfriamento) que garante a destruição de microrganismos que podem causar doenças. É diferente do sistema UTH (Ultra Hight Temperature) usado nos leites de caixinha e que garante a conservação por um longo período. Nesse processo o leite sofre um tratamento térmico violente (140°C) que destrói as bactérias e também diversas propriedades do leite, como as vitaminas do complexo B e os lactobacilos.
      Basicamente é isso. Espero ter ajudado.
      Abraços e volte sempre.

      Excluir