terça-feira, 15 de março de 2016

Como limpar e conservar a escova de dente

Responda rápido: qual foi a última vez que você trocou sua escova de dente? Se você não se lembra, está na hora de trocá-la. 
A escova de dentes deve ser trocada a cada três (3) meses. Também é prudente trocá-la depois de uma gripe, resfriado ou qualquer tipo de infecção na garganta para evitar uma nova infecção. 


Depois da troca é bom tomar alguns cuidados simples para manter a escova sempre livre de germes e bactérias. Afinal, ninguém quer colocar em risco a saúde bucal ou a saúde de forma geral, né? 
Vamos às dicas: 

- Após escovar os dentes limpe bem as cerdas com água corrente retirando qualquer resquício de pasta. 

- Não enxugue a escova na toalha de rosto. NUNCA! A toalha, mesmo que seja trocada com frequência, é um ambiente propício para a proliferação de germes e bactérias. O ideal é dar algumas batidinhas de leve na borda da pia. Isso já é suficiente para tirar o excesso de água das cerdas. 

- Não deixe sua escova na pia, desprotegida. O banheiro é um ambiente carregado de coliformes fecais (eca!). Ao darmos descarga a água pode respingar e...já imaginou né? Imagina um respingo na sua escova e a escova na sua boca e...ui! O ideal é guardar a escova em uma gaveta ou proteger as cerdas. Existem diversos modelos disponíveis no mercado. 


- Uma vez a cada 15 dias, pelo menos, faça uma higienização nas cerdas. Você pode usar enxaguante bucal ou vinagre. Basta colocar meio copo do líquido e mergulhar as escovas. Deixe agir por uns 30 minutos. Depois é só passar em água corrente, bater para tirar o excesso de água e guardar. 

Com essas dicas você vai garantir uma escova livre de "bichinhos" indesejados e a saúde bocal em dia! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário