segunda-feira, 18 de junho de 2012

Fermento no feijão?

Isso mesmo: Fermento no feijão! 
Descobri esse truque numa embalagem de "pó royal". No começo achei estranho, fiquei pensando que uma coisa não combinava com a outra, enfim. Mas como eu sou CURIOSA ao extremo, não sosseguei enquanto não experimentei.
E não é que funciona?! 




O fermento ajuda a dar "sustança" ao caldo. 
Não é sempre que eu coloco o 'ingrediente secreto' no feijão. Apenas quando o caldo fica ralo é que lanço mão do fermento. 
Depois de cozinhar o feijão, e antes de temperá-lo, coloco uma colher de café de fermento na panela e mexo bem. Deixo levantar fervura novamente e então tempero. 
Garanto que o gosto do feijão não muda. E o caldo fica do jeitinho que eu gosto....




10 comentários:

  1. TÚ É MUITO LOUQUINHA DE PEDRA
    A PESSOA QUE COMER O SEU FEIJÃO VAI FICAR COM DOR DE ESTOMAGO...QUE LOUCA, ABSURDA DA SILVA!
    SEM NOÇÃO?....(RSSSSSSSSSSSSS)
    QUIÁ QUIÁ QUIÁ .UUUGUHHHHUUGG...FERMENTO NO FEIJÃO É PARA LOUCA DE TUDO...MULHER QUE TEM PREGUIÇA DE SER MULHER...RSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quero te tirar colega, mas sua resposta soa machista e com a clara intenção de ofender... e isso sim é um absurdo: não saber criticar corretamente alguem. Não se trata de ter preguiça de ser mulher, isso não é uma guerra dos sexos, e sim o fato de que a pessoa em questão não aprecia cozinhar, ou não leva jeito para preparar um alimento da forma correta...

      Excluir
    2. Não quero te tirar colega, mas sua resposta soa machista e com a clara intenção de ofender... e isso sim é um absurdo: não saber criticar corretamente alguem. Não se trata de ter preguiça de ser mulher, isso não é uma guerra dos sexos, e sim o fato de que a pessoa em questão não aprecia cozinhar, ou não leva jeito para preparar um alimento da forma correta...

      Excluir
    3. Nossa esse rapaz é bem machista...
      Genteeeeeee.... Ele esta em que século????
      Preferir fazer um feijão mais saboroso não tem nada a ver com ser mais mulher ou não....
      Kkkkkkkk acho que ele confundiu o assunto... Helloooooo estamos falando de feijão e não de guerra dos sexos... Kkkkkk
      Se liga machão, se bem que acho que VC não come feijão...
      Kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. louquinha que põe fermento no feijão....lance mão da paciencia e do gosto de cozinhar!..voce não deve ter esse gosto!...em vez de fermento, experimenta, logo após cozinhar o feijão crú com os tempoeros...cheirinho verde, salsa, cebolinha, bacon..em cubinhos, é claro!
    separe umas duas conchas deste delicioso feijão, e amasse com mais temperos em uma panelinha a parte, e para engrossar o caldo, do feijão que voce disse que tinha ficado ralo....misture essa papa de feijão temperado ao resto do feijão da panela...deixe ferver...e hummm.caldo grossinho, e dá até para voce fazer um tutuzinho....com farinha, couve fininha...torresminho, e um arrozinho.......mas essa receita é para voce não colocar mais fermento no estomago do feijão, e sim na massa do pão!.....preguiça de amassar as duas conchas de feijão cozido e acrescentar no caldo da panela do feijão?...é fácil, vai lá...coragem....eeeeee...rsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita e pela dica.
      É que às vezes, na correria do dia a dia, não dá pra gente parar pra amassar grão de feijão, né? O tempo gasto nisso dá pra estender uma maquinada de roupa kkkk
      Mas falando sério: não é sempre que é preciso fazer isso, claro. Mas é um truquezinho para os dias mais corridos e para os feijões mais ralos. O blog tem esse objetivo, dar dicas. Apenas isso. Vai do gosto de cada um, né?
      Beijinhos e volte sempre!

      Excluir
  3. Oi Cristiane, Que tosco esse " anonimo hein" nao se de ao trabalho responder esse tipo.de comentario..ainda mais de quem nao se identifica. Enfim, ouvi falar que o fermento deixa o feijao mais claro, pois algumas marcas e variedades de feijao ficam bem escuros e com aspecto menso suculento. Vc identificou tal mudança nesse seu truque pro caldo. Abs. Fabio Mello - SP Capital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio, obrigada!!
      Olha eu nunca percebi se o fermento clareia o caldo. Vou reparar rs
      Sabe que eu desconfio que alguma coisa que a gente faz durante o cozimento é o que faz com que o caldo fique mais claro ou mais escuro. Já cozinhei do mesmo pacote e um ficou legal e o outro com um aspecto não tão bom.
      Eu não uso sempre o fermento no feijão, apenas quando o caldo fica muito fino mesmo.
      Obrigada pela visita e continue passando por aqui!
      Abraços

      Excluir
  4. Que idiota esse anônimo. Eu já conhecia esse truque faz tempo. E sou muito mulher e adoro cozinhar. Idiota!

    ResponderExcluir
  5. Que idiota esse anônimo. Eu já conhecia esse truque faz tempo. E sou muito mulher e adoro cozinhar. Idiota!

    ResponderExcluir