quinta-feira, 19 de julho de 2012

Clara em neve

Clara em neve é uma coisa que tanto pode ser usada em pratos salgados, como suflês, como em doces, como bolos. Super versátil!
Mas acertar o ponto da clara em neve não é fácil. Se você bate demais ela fica dura, se bate de menos fica mole. Se cai uma pontinha da gema não dá o ponto...
Então algumas dicas preciosas podem ajudar a fazer claras em neve  perfeitas para suas receitas. 




Antes de mais nada tire os ovos da geladeira com um pouco de antecedência. Usar o ovo em temperatura ambiente é importante para a consistência das claras em neve. Assim ele vai absorver melhor o ar e produz uma espuma mais volumosa e elástica. 
Certifique-se que TODOS os utensílios estejam bem limpos e secos. Qualquer gota de água ou resíduo de pó pode interferir na qualidade das claras em neve. 

Não esqueça de quebrar um ovo por vez. Já falei sobre isso aqui. Separe as claras da gema com muito cuidado para que nenhuma gota de gema se misture à clara. Caso isso ocorra tente tirar a gema com uma colher. Se não der certo descarte a clara afetada. E para que não haja desperdício use o ovo para outra finalidade!




Na hora de bater (eu não indico tentar fazer clara em neve na mão - a possibilidade de você não conseguir manter o ritmo da batida e desandar a receita é grande), comece numa velocidade menor e vá aumentando aos poucos. 




Quando você vir que a clara em neve está com aspecto brilhante, faça o teste para conferir se está no ponto certo. Vire a tigela de ponta cabeça. Se a clara em neve permanecer firme, não escorregar, é porque ela está no ponto!


E não esqueça: ao juntar as claras em neve à receita, seja ela doce ou salgada, incorpore sempre as claras ao restante dos ingredientes e nunca o contrário. E faça movimentos suaves, de baixo para cima, para agregar todos os ingredientes.


11 comentários:

  1. Gostei! , Mas nao tenho batedeira oq faço ?

    Pode me deixar a resposta aki->www.facebook.com/email/unreachable/ ESPERO SUA RESPOSTA!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu não consegui te responder pelo face, então o faço aqui mesmo rs
    Olha, existe num produto que chama 'fouet' que nada mais é que um batedor de ovos. Com ele você consegue fazer as claras em neve na mão. Só vai dar um pouco mais de trabalho. Basta imprimir força que você terá clara em neve!
    Espero ter ajudado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Cristiane, eu posso fazer as claras no processador?
    ESPERANDO SUA RESPOSTA!
    UM ABRAÇO... Ana Vitoria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Vitória!
      Eu nunca testei fazer no processador. Mas acredito que pode dar certo. Que tal testar? Sugiro colocar apenas uma clara (em temperatura ambiente) porque se não der certo você perde pouco rs
      Mas sabe que você me deu uma boa ideia? Da próxima vez que precisar de clara em neve vou testar fazer no processador. Se der certo publico no blog!!!
      obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  4. Deixei cair um pouquinho de gema e deu certinho '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que deu certo!
      Obrigada pela visita e volte sempre!!!!
      :*)

      Excluir
  5. como faço pra ela ficar dura, e utilizar como cobertura de bolacha?

    ResponderExcluir
  6. Alguém testou fazer no processador??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca,
      eu nunca testei em processador, mas já ouvi falar que dá certo no processador ou no mix.
      Beijo

      Excluir
  7. Olá Cristiane , tentei fazer suspiro mas ficou com cheiro de ovo , coloquei raspa de casca de limão não resolveu...fiz outra receita com casca e gostas de limão tambem não adiantou ...gostaria de saber se tem alguma forma de tirar o cheiro de ovo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thamires, o ovo tem uma pel´[icula que é o que dá o cheiro forte do ovo. antes de bater as claras, tire essa película. quebre um ovo por vez, tire a película da clara e pronto!

      Excluir