sábado, 1 de setembro de 2012

Umidificando o ambiente

A umidade relativa do ar anda baixa em grande parte do país. Há pelo menos 2 semanas que a umidade não passa dos 30% no Estado de São Paulo. A rara chuva que cai não dá nem pra molhar o solo. 
Com  isso a saúde vai pro espaço. Tosse seca, olhos irritados, cansaço, dificuldade para respirar são sintomas comuns nessa época de seca. 
As crianças e os idosos são os mais prejudicados. Apresentam sintomas mais acentuados e lotam os hospitais.
Para aliviar o ar seco e os efeitos dessa baixa umidade no organismo é preciso se hidratar, beber bastante água e aumentar a umidade do ambiente de alguma forma. 
Aqui em casa, há alguns anos, uso o umidificador de ar para dar uma aliviada no ar seco. 



Quando sinto que a garganta tá muito seca, que os olhos estão ardendo e que as crianças estão mais cansadas, ligo o umidificador. Costumo colocá-lo no corredor que liga as salas à cozinha. Ou, à noite, no corredor entre os quartos.  Mas é preciso ter muito cuidado para que a umidade fique na medida certa. Não é bom, por exemplo, deixar o aparelho ligado o dia ou a noite toda. É que o excesso de umidade (que pode causar mofo) é tão maléfico para o organismo quanto a falta dela. 
Caso você não queira investir em um aparelho umidificador existem duas formas sem custos e bastante eficazes para aumentar a umidade dos ambientes bastante indicados pelos médicos: 



Colocar uma bacia com água no ambiente ajuda e muito. Na casa dos meus pais eles fazem isso há muitos anos e em todos os cômodos. Para não prejudicar a decoração (rs) basta colocar a bacia num lugar discreto, atrás ou embaixo de algum móvel. 
Em casa, como tenho cachorro (que iria tomar toda a água) e criança pequena (que poderia se afogar!) optei pelo umidificador. 



Outra forma de elevar a umidade do ambiente é colocar uma toalha molhada no cômodo. Pode colocar na cabeceira da cama, no mancebo ou no encosto de uma cadeira. Não é preciso que a toalha esteja pingando. Molhe e torça para que ela fique mais do que úmida.   
Eu já fiz isso e, é impressionante, a toalha amanhece totalmente seca!!! 
Agora é só você escolher a forma que mais combina com a sua rotina e melhore a respiração de toda a família!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário