domingo, 17 de fevereiro de 2013

Segredos de um bom bife empanado

Sou teimosa. Sou daquelas que erra até acertar. 
Ou pelo menos tento. 
Bife empanado, seja de frango ou de carne, nunca foi minha especialidade. Quando fritava saia toda a farinha e virava uma meleca. Tentei de tudo. Até empanar e congelar...e nada!
Já o bife à milanesa da minha mãe é um espetáculo. E percebi que eu nunca havia aprendido aquilo direito. Então fiquei de olho na forma como ela faz e resolvi tentar de novo. E não é que consegui? Acertei!

E, claro, divido agora com vocês: 




E o segredo para um empanado sequinho assim é tão bobo...rs
O empanado que todo mundo sabe é aquele básico de ovo e farinha de rosca, certo? Então que tal repetir a dose? Sim. Depois de passar o bife pelo ovo e pela farinha, passe-o novamente pelo ovo e mais uma vez pela farinha.  




Dessa forma a massa se incorpora mesmo à carne. 


Na hora de fritar, outro segredinho para evitar que a casquinha saia, coloque óleo sufiente para cobrir os bifes. e frite aos poucos em fogo médio ou baixo. Depois basta colocar a carne em cima de um bom papel toalha para absorver o excesso de gordura. Pronto você terá bifes à milanesa sequinhos e crocantes! 

6 comentários:

  1. eu faço de outro jeito, mas fica mto bommmmmmmm mesmo.. faço marmitex e o pessoal adora e até pedem o segredo p ficar igual... passo a carne, seja bife, filé de frango ou filé de peixe: primeiro na farinha de trigo, dps nos ovos, e por ultimo na farinha de rosca, fica uma crocancia incomparável, experimente tb dessa forma, assim faço com as bananas a milanesa q vai no virado À paulista...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra forma, também bacana! Obrigada pela dica e pela visita!!!

      Excluir
  2. EU FAÇO NESSES 3 PASSOS TBM TRIGO , OVO E ROSCA !!

    ResponderExcluir
  3. Há muitos anos atrás existia uma rede na Zona Sul da cidade de SP que chamava-se "Um dois feijão com arroz" e tinha um tal "bife carioca" que era um milaneza com farinha de mandioca.

    Pois bem, a crocância ficava inigualável.

    Daí que passei a fazer os meus milanezas com farinha de rosca acrescida de aproximadamente 20% de farinha de mandioca e a mágica aconteceu: Crocância inigualável mesmo após frios... e para a casca não soltar, coloco a carne de molho no ovo mexido por uns 15 minutos na geladeira antes de passar na farinhapela primeira vez, depois volto no ovo e finalmente na farinha fazendo pressão com a mão para que ela grude perfeitamente na carne.
    Ah, tente usar farinha de rosca triturada "rusticamente" em casa no liquificador para que ela fique grossa.

    ResponderExcluir