quinta-feira, 3 de julho de 2014

Dicas para limpar e manter a cozinha arrumada por mais tempo

Uma das coisas que mais incomodam numa casa é a cozinha bagunçada ou pia cheia de louça suja. Às vezes dá até a impressão de que a casa está mais bagunçada do que realmente está, não é mesmo? Mas infelizmente essa é uma cena praticamente diária, pois normalmente cozinhamos e nos alimentamos todos os dias, principalmente quando tem criança em casa.
Então, já que não dá para escapar dessa tarefa, será que pelo menos existe uma maneira mais fácil de limpar a cozinha e mantê-la arrumada por mais tempo? Ou pelo menos não perder o dia inteiro da faxina só para limpar a cozinha? Com certeza não existe mágica, mas com algumas dicas e um pouco de organização a cozinha pode ficar limpa e brilhando a maior parte do tempo. 
Quer ver?

Imagem por Chalon Handmade


Dicas para facilitar na hora de limpar a cozinha:

  • Primeiro guarde toda a comida que sobrou após a refeição. Assim você vai reunindo todos os utensílios que precisam ser lavados e realiza a tarefa de uma vez só.
  • Pode parecer óbvio, mas lave primeiro o que é mais fácil e menos sujo como os copos e talheres. Enquanto isso, deixe de molho em água e sabão as panelas, pratos e vasilhas mais sujas.
  • Água quente é o perfeito aliado para lavar a louça! Jogue um pouco sobre a louça antes de começar a lavar, use para deixar os pratos e as panelas de molho, ferva um pouco dentro das panelas usadas para grelhar ou assar carnes, ou simplesmente derrame um pouco sobre a louça no escorredor para ajudar a secar mais rápido.
  • Tenha em sua cozinha uma escova para lavar louça. As sujeiras mais resistentes saem com facilidade e algumas possuem uma extremidade feita especialmente para raspar. Outras escovas também podem ser usadas e adaptadas como a de mamadeiras para lavar garrafas ou a escova de dentes velha que pode limpar os cantinhos de difícil acesso.
  • Depois de lavar a louça passe um pano úmido sobre a mesa, bancada e sobre o fogão. Tornar esta rotina um hábito vai impedir que a sujeira grude no fogão, por exemplo, e diminuir bastante a necessidade de esfregar ou utilizar esponjas e produtos abrasivos.
  • Varra o chão para tirar eventuais farelos e passe um pano úmido em seguida.
  • Para deixar a bancada da sua cozinha parecida com as das novelas e revistas, o segredo é guardar o escorredor de louça e até mesmo o sabão e esponja utilizados depois de limpar tudo.

Agora que sua cozinha está brilhando, pegue papel e caneta e faça uma lista de tudo que você acha que precisa ser limpo e organizado nela. Coloque tudo mesmo, desde a louça que precisa ser lavada todos os dias até a organização da dispensa ou a limpeza do freezer e dos azulejos.

  • O passo seguinte é marcar tudo que você acha que precisa ser feito todos os dias, como lavar a louça ou varrer o chão. O restante pode ser feito só uma vez por semana ou até mesmo uma vez por mês.
  • Distribua e coloque uma tarefa semanal em cada dia da semana. Por exemplo, limpar a porta dos armários às segundas-feiras e limpar o micro-ondas às quartas. Se você cuidar de uma tarefa dessas a cada dia, não vai precisar deixar tudo para o fim de semana ou o dia da faxina.
  • Fixe a agenda de limpeza na porta da geladeira para não esquecer sua organização. Depois de pouco tempo seguindo essa rotina, as tarefas se tornam mais fáceis, mais rápidas e automáticas.

Pode parecer, mas não é complicado nem chato de fazer. Faça o teste! Depois de um tempinho você vai ver que o aspecto geral da sua cozinha vai ser tão limpo e arrumado, que certas tarefas de limpeza que eram inicialmente diárias vão passar a ser semanais e outras até mensais. Significa cozinha limpa e arrumada sempre, menos trabalho no dia da faxina e mais tempo para você e sua família!



Nenhum comentário:

Postar um comentário