segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Feijão nosso de cada dia

Quem cozinha há muito tempo - como eu - às vezes se esquece que ninguém nasce sabendo, mesmo se tratando de coisas básicas, como arroz e feijão. Mas eu descobri recentemente que para muita gente até mesmo o trivial é um bicho de sete cabeças! rs
Há um tempinho uma amiga recém casada postou no facebook que iria se "aventurar" cozinhando feijão. O post rendeu dezenas de comentários: gente dando dicas ou partilhando da dificuldade em usar a panela de pressão. Logo ela me mandou uma mensagem dizendo que o post renderia uma postagem para o Dicas da Candinha. Eu já postei aqui no blog dicas sobre o uso da panela de pressão. E agora chegou o momento de um post sobre o cozimento do feijão, que eu dedico à Raquel e todos que têm dúvidas sobre o modo de preparo do nosso feijão de cada dia. 

Para preparar um feijão macio e com caldo bem encorpado é preciso, antes de tudo, deixar o feijão de molho. 


O ideal é deixá-lo submerso pelo menos duas horas. Mas eu gosto de deixar de um dia para o outro. Você vai ver que o grão vai dobrar de tamanho e ficar macio! 
O molho, além de fazer com que o feijão cozinhe mais rápido, também é importante para eliminar os açúcares (oligossacarídeos) que o nosso organismo não consegue digerir e acabam se transformando em gases e diminuem a absorção de minerais. 

Antes de colocar o feijão na panela, jogue a água do molho fora. Depois cubra-o com água limpa (duas xícaras de água para cada xícara de feijão), tampe a panela e leve ao fogo. Eu gosto de colocar uma folha de louro nessa fase do processo. Acho que dá um gostinho a mais...

Depois que a panela de pressão começar a apitar, conte 25 minutos. Depois de cozido o grão deve estar inteiro, mas macio. Se você achar que ainda está duro, volte a fechar a panela e deixe por mais alguns minutos. 
Enquanto o feijão cozinha prepare o tempero.  Cada um tem seu segredinho culinário ou gosta de um tipo de tempero. Eu, por exemplo, não uso sal no feijão. Mas gosto de colocar cebola, alho, coentro fresco, pimenta do reino moída, cheiro verde fresco. Eu uso, também, uma linguiça calabresa para cada meio quilo do grão. 
Eu dou uma fritadinha na calabresa cortadinha em cubos - uso a própria gordura da linguiça e acrescento cebola e alho até murcharem. 
Depois que abro a panela, junto essa mistura e os demais temperos ao feijão e deixo o caldo apurar em fogo baixo. 

 
Prontinho, feijão bonito e saboroso para toda a família!


2 comentários:

  1. Oi Cristiane!!!! Dias atrás eu estava assistindo à um reality show de culinária chamado "Cozinheiros em Ação", a primeira receita solicitada era preparar o trivial: arroz, feijão, bife e ovo frito. E o mais incrível é que quase todos erraram no feijão...às vezes o mais simples passa a ser o mais complicado! rsrs Adorei as dicas! Beijos e lindo dia pra vc!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea!
      Antes de mais nada, muito obrigada pela visita e pelo comentário!
      Sabe que eu também assisti a esse episódio do "Cozinheiros em Ação"! E é verdade, o simples - às vezes - nos surpreende! rs
      Que bom que você gostou do post.
      Volte sempre e comente sempre!
      Beijos e uma linda semana pra você :D

      Excluir