segunda-feira, 21 de março de 2016

Como higienizar frutas, verduras e legumes

Você sabia que uma boa higienização dos alimentos garante a qualidade e a durabilidade deles? Além de garantir a saúde da nossa família! 


Muitos alimentos, até mesmo os hortifruti, podem ser fontes de transmissão de doenças devido a microorganismos, como bactérias,e até agrotóxicos. Por isso uma higienização completa é necessária. 


Ao chegar em casa com as frutas, verduras e legumes arregace as mangas e siga essas dicas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): 


- Lave frutas e vegetais inteiros em água corrente; 
- No caso das verduras lave folha por folha; 
- Para frutas e legumes use uma escovinha; 
- Coloque os alimentos de molho em uma vasilha de vidro ou louça com água e cloro (ou água sanitária ou hipoclorito de sódio) numa porção de 1 colher de sopa para cada litro de água -  ou seguindo a orientação do fabricanteDeixe agir por 15 minutos. Esse procedimento serve para matar os parasitas e bactérias presentes nos alimentos; 
- O vinagre até pode ser utilizado na higienização, no entanto ele possui apenas a característica de afastar os microorganismos presentes no alimento e não a função de matá-los. Coloque 2 colheres de sopa de vinagre  para cada litro de água e deixe agir por 30 minutos;
- Enxague tudo em água filtrada para eliminar qualquer resíduo dos produtos. 

Prontinho, suas frutas, legumes e verduras estão prontos para o consumo ou para serem guardados. 


2 comentários:

  1. Olá, adorei a dica pois sempre ficava em dúvida quanto a quantidade! Bjs

    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Kati,
      que bom que gostou!
      Obrigada pela visita e volte sempre!!

      Excluir