segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Segredos dos rótulos

Eu sou daquelas que antes de comprar qualquer alimento lê o rótulo dos produtos. Composição, calorias, quantidade de sódio e gordura, etc. 
Pode parecer bobagem, mas saiba que ficar atento ao rótulo dos alimentos pode te livrar de algumas ciladas.


Ao comparar a tabela nutricional de um produto normal e de um light ou diet, por exemplo, a gente percebe que, muitas vezes, a diferença de calorias é mínima. Em alguns casos os produtos light ou diet têm até mais calorias que os normais. E no caso de gorduras, açúcares e sódio (verdadeiros vilões do nosso organismo) também há diferenças gritantes. 
Por que?
Os produtos diet, que são indicados para diabéticos, são livres de açúcares. Mas para garantir sabor, consistência e validade é preciso aumentar a quantidade de gordura por exemplo. 
Já os produtos light têm, em sua composição, algo a menos que o produto normal. Pode ser caloria, gordura, sódio ou qualquer outro artigo de sua formação. 
Então, nem sempre, vale a pena comprar um produto só por ele ser light/diet. Ele pode ter menos calorias e mais gordura. Ou menos gordura e mais sódio e assim por diante. É preciso ficar atento àquilo que realmente queremos ou precisamos. Por isso a importância de comparar! 



Outro detalhe importante na hora de optar por um ou outro produto na gôndola do supermercado diz respeito à composição dos produtos. 
Você sabia que sempre - SEMPRE - o primeiro ingrediente descrito no rótulo é o que tem maior quantidade na composição de um alimento?



 Por exemplo: se no rótulo de um suco o primeiro produto descrito é água é porque a maior quantidade daquela composição é feita de água e não da polpa da fruta. Se um pão vem descrito como integral, mas o primeiro ingrediente da composição não for farinha de trigo integral, aquele produto tem mais farinha branca que a integral. 

Quando a gente adquire o hábito de ler os rótulos até se assusta com algumas coisas. Alguns sucos de caixinha têm mais açúcar e água que a própria fruta. Alguns pães ditos integrais têm uma mínima parcela de farinha de trigo integral e por aí vai. 

Então, da próxima vez que você for fazer compras, já sabe: leia o rótulo. Veja a composição dos produtos, consulte a tabela nutricional, faça comparativos entre produtos de marcas diferentes ou entre os produtos normais e os chamados produtos light. E só leve para casa aquilo que realmente te interessa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário